quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Purifiquemo-nos

Nestes últimos dias tenho me perguntado muito sobre o que é ser um cristão? ou qual é a aparência de um seguidor de Cristo? Ter a aparência de "crente" teoricamente é fácil, para os homens é somente andar de terno, comprar um biblia tamanho gigante e andar com ela debaixo do braço, não estou criticando quem se veste desta maneira, mas estou questionando o que é realmente ser crente.


vejo que muitos estão preocupados somente com o fenótipo, somente com a aparêcia externa, mas estão seco por dentro, estão sem a virtude do Espirito Santo, sem as caracteristica de Cristo, estão como cascas velhas de uma árvore, cascas de uma árvore sem vida, sem frutos.


Jesus comparou estas pessoas como sepulcros caiados, aparentemente esta tudo bem, com roupinhas bonitas, biblinhas novas, sabendo todo o ritual da igreja, com todos os hinos congregacionais decorados, mas por dentre estão mortos, com a vida espiritual já em decomposição.


"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!" (Mateus 23:27).


Gosto muito do exemplo da flor para explicar essa pasagem. Imigine uma rosa! muitas vezes achamos que a flor é somente aquilo que estamos vendo, somente as pétalas e sépalas, esta é a parte colorida da flor e que realemte nos chama a atenção, mas a flor é muito mais do que isso, há todo um conjuto, e acredito que a parte mais importante muitas vezes esquecemos, que é a raiz, sem esta a flor não sobrevive. A raiz tem que estar em um solo bom, rico em minerais, tem que receber água e os raios solares, e somente somando este ingredientes é que flor sobrevive.


Nossa vida espiritual é semelhante a flor, somos muito mais que esta parte bonita que vemos no espelho, a nossa aparência é semelhante as pétalas, a nossa aparência tem um papel importante, mas ser a imagem de Cristo é muito mais que usar uma gravata. Esquecemos da raiz, do nosso espirito, que assim como a raiz tem que estar em um solo bom, alimentado pela palavra de Deus, recebendo os raios poderosos da graça divina, sendo regada pela água do Espirito Santo.


Ser cristão é desenvolver o fruto do Espirito Santo, ( Amor, alegria, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio próprio). Ser seguidor de Jesus é ter o evangelho de Cristo ardendo no peito, quando isso acontece somos tranformados, pois deixamos de viver a nossa vida para que Cristo viva em nós.

"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus." ( 2 Corintios 7:1).

Um comentário:

  1. Que lindo Henrique! Você sem dúvida é um vaso usado pelo Senhor, e atraves desta postagem alcançou a minha vida!
    Realmente, que possamos transparecer mais Jesus e menos religião!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir